Cai a participação da mulher no mercado de trabalho, diz pesquisa

A taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho caiu para 55,9% na Região Metropolitana de São Paulo em 2009, revelou uma pesquisa inédita divulgada nesta quinta-feira pela Fundação Seade e Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Em 2008, a proporção era de 56,4%.
Já a taxa de desemprego total das mulheres diminuiu pelo sexto ano consecutivo, embora com menor intensidade do que nos anos anteriores, passando de 16,5%, em 2008, para 16,2%, em 2009.
O rendimento médio real por hora das mulheres ocupadas aumentou 3% e passou a corresponder a R$ 6,17, valor que equivale a 79,8% do atribuído aos homens (R$ 7,73). Já a remuneração média masculina reduziu-se em 1,4%, o que diminuiu a diferença entre os dois rendimentos.
Ocupações - Ainda que o setor de serviços seja o principal gerador de empregos femininos, os serviços domésticos são o segundo em importância, de acordo com a pesquisa.
Em termos de perfil etário das domésticas, predominam as mulheres adultas, com idade entre 25 e 49 anos, nos dois períodos analisados. Houve, também, o envelhecimento dessa mão de obra, principalmente pela diminuição da parcela de jovens de 18 a 24 anos e pelo crescimento daquela de 50 a 59 anos.
Os serviços domésticos apareceram como segundo setor que mais ocupou mulheres nas regiões de São Paulo (17,1%), Belo Horizonte (15,2%) e no Distrito Federal (17,0%). As maiores proporções de mulheres que trabalhavam nos serviços domésticos foram observadas em Fortaleza e Recife (18,3%, em cada uma das regiões), enquanto a menor foi verificada em Porto Alegre (13,0%).


fonte: Diário Online

3 comentários:

CÉSAR BUS disse...

Olá parceiro tudo bem? Antes de mais nada gostaria de parabenizar ao Oliruam's Corporation e toda a equipe pelo trabalho que tens feito, cada dia que passa os sites dessa grande coorporação se tornam cada vez mais requisitados e bem elaborados graças a grande equipe que elabora os sites, parabéns parceiro em especial ao Brewster Oliruam e ao Kássio que tem auxiliado muito em nosso blog também. Parabéns pelo trabalho e estamos a disposoção para qualquer coisa, valeu pela parceria. César Ônibus http://cesaronibus.blogspot.com

Oliruam's Corporation disse...

Muito obrigado mais uma vez pelo apoio que tem nos dado caro parceiro César e gostaria de fazer uma sugestão: você no seu próximo post poderia falar e mostrar fotos de ônibus antigos que eram muito bonitos e que já fizeram bastante sucesso na época, como o da Viação Garcia e Itapemirim.Espero que consiga o pedido pois desejo muito vê-las.Mais uma vez obrigado e receba minha parabenização.
Kássio Mendes
Auxiliar-Técnico da Oliruam's Corporation

CÉSAR BUS disse...

Olá Kássio e equipe do Oliruam's Corporation, tudo bem? Obrigado ao Kássio pelas palavras e vim dizer-lhes que a postagem pedida pelo Kássio foi efetuada, conforme o pedido dele eu postei alguns ônibus velhos da Itapemirim, uma grande empresa de Ônibus. Gostaria de agradecer a equipe do Oliruam's Corporation pelo apoio e pelas sugestões, obrigado mesmo e contem sempre, estaremos sempre a disposição para qualquer coisa.
César ônibus - Presidente do blog CÉSAR ÔNIBUS.
http://cesaronibus.blogspot.com

Postar um comentário